eBooks 100 Open Startups

Começa aqui a série de eBooks elaborados para compartilhar o conhecimento gerado a partir do movimento 100 Open Startups. A robusta metodologia utilizada é fruto da construção pioneira que inseriu o tema Open Innovation no Brasil em 2008 e desde então estuda e aplica os mais avançados métodos de Open Innovation.

O resultado é uma base de dados dinâmica capaz de monitorar comportamentos e tendências da relação que tornou-se uma realidade: Grandes Empresas e Startups cocriando a inovação.

Boa leitura!


eBooks

  • Panorama sobre a Prática de Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil 2023

    Panorama del Relacionamento en el Ecosistema de Innovación Abierta en Colombia 2024

    Un análisis del Ranking de las empresas que más realizan innovación abierta con startups en Colombia en 2024.

  • Anais do 3º Congresso Internacional de Cases de Open Innovation

    Anais do 3º Congresso Internacional de Cases de Open Innovation

    O 3º Congresso Internacional de Cases de Open Innovation foi realizado em Bogotá, Colômbia, nos dias 12 e 13 de novembro de 2024, durante o Open Innovation & Investor Summit. Esta edição destacou-se por fortalecer os laços entre inovadores e investidores da América Latina, consolidando a internacionalização do movimento Open Innovation LATAM. O evento contou com a apresentação de 14 cases de destaque, abordando temas como inteligência artificial, sustentabilidade, saúde, agricultura e logística, com colaborações entre instituições de países como Brasil, Colômbia, Argentina, Chile e Peru.

  • Anais do 2º Congresso Internacional de Cases de Open Innovation

    Anais do 2º Congresso Internacional de Cases de Open Innovation

    O 2º Congresso Internacional de Cases de Open Innovation, realizado em São Paulo nos dias 15 e 16 de maio de 2024 durante a Open Innovation Week LATAM e o 13ST-Prodem, consolidou-se como o principal espaço de compartilhamento de práticas concretas de inovação aberta na América Latina. Esta edição reuniu 84 cases, sendo 94% focados em práticas empresariais e 6% em ensino, apresentados por 104 autores e moderadores de diversos países, com destaque para Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala e Peru.

  • Anais do 1º Congresso Internacional de Cases de Open Innovation

    Anais do 1º Congresso Internacional de Cases de Open Innovation

    O 1º Congresso Internacional de Cases de Open Innovation, realizado durante a Open Innovation Week no Rio Innovation Week, celebrou os 15 anos do Movimento Open Innovation no Brasil reunindo startups, corporações, universidades e entidades públicas para compartilhar práticas e resultados concretos de inovação aberta. Este volume reúne 215 cases selecionados entre mais de 400 submetidos, organizados em seis grandes temáticas que refletem a diversidade do ecossistema: corporações-startups, cadeia de valor, empresa-universidade/ICTs, parcerias público-privadas, ecossistemas e ESG.

  • Panorama sobre a Prática de Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil 2023

    Panorama del Relacionamento en el Ecosistema de Innovación Abierta en Colombia 2023

    Un análisis del Ranking de las empresas que más realizan innovación abierta con startups en Colombia.

  • Panorama sobre a Prática de Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil 2023

    Panorama sobre a Prática de Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil 2023

    A mobilização de todo o ecossistema para o Ranking 100 Open Startups possibilita uma das mais ricas análises de dados da open innovation com startups que compilamos para você. Veja aqui o Panorama da Open Innovation 2023 e a análise do Ranking das 100 empresas que mais fazem open innovation com startups no Brasil.

    Acessar conteúdo
  • Panorama sobre a Prática de Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil 2022

    Panorama sobre a Prática de Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil 2022

    A mobilização de todo o ecossistema para o Ranking 100 Open Startups possibilita uma das mais ricas análises de dados da open innovation com startups que compilamos para você. Veja aqui o Panorama da Open Innovation 2016-2022 e a análise do Ranking das 100 empresas que mais fazem open innovation com startups no Brasil.

    Acessar conteúdo
  • Startups no Brasil e a Open Innovation (2022)

    Startups no Brasil e a Open Innovation | 2016-2021

    Os dados registrados para o Ranking 100 Open Startups 2021 geraram uma série de insights sobre a prática da open innovation com startups, que compartilhamos neste estudo.

  • Inovação e o futuro da construção civil (Fev/2019)

    Panorama da Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil | 2016-2021

    Veja a análise completa dos dados do Ranking das corporações mais abertas à inovação no Brasil, líderes em open innovation com startups

  • Inovação e o futuro da construção civil (Fev/2019)

    Panorama da Open Innovation & Startups no Brasil | 2016-2020

    E a análise do Ranking das 100 empresas que mais fazem open innovation com startups no Brasil

  • Inovação e o futuro da construção civil (Fev/2019)

    Inovação e o futuro da construção civil (Fev/2019)

    Para formalizar as iniciativas âmbito da inovação aberta, a ArcelorMittal criou o Açolab, laboratório de inovação do aço. Com intuito de se aproximar das startups e explorar as soluções para construção civil, o Açolab promoveu a participação da empresa no maior evento de inovação aberta do Brasil, OiWeek SciBiz, que ocorreu em fevereiro 2019 na USP com diversas rodadas de negócio e painéis temáticos no evento. Assim, dentro desse evento, a ArcelorMittal em parceria com o CICS organizou o workshop intitulado Inovação e o Futuro da Construção Civil. Estiveram presentes os principais players do setor da construção civil com o objetivo de responderem as perguntas: quais os desafios de cada setor, para onde caminha a inovação de cada setor e, por fim, qual a visão do setor para 5 e 20 anos. Em decorrência da grande relevância dos temas abordados no workshop surgiu a ideia de registrar o momento neste ebook, uma iniciativa da Cátedra Construindo o Amanhã em parceria com o CICS | Poli USP.

  • Capa do Ebook As Tendências e Inovação

    As tendências de inovação mais desejadas pelo mercado e as oportunidades para startups (Dez/2017)

    Neste estudo o 100 Open Startups identificou a partir de mais de 5.300 respostas da sua rede (executivos, aceleradoras, investidores, especialista e startups) quais são as tendências de inovação demandadas pelo mercado, as mais desenvolvidas por startups e as oportunidades a serem exploradas. Aproveite e assista também a reportagem do Jornal da Globo sobre este estudo com cases do 100 Open Startups.

  • Capa do Ebook As Tendências e Inovação

    Como Grandes Empresas e Startups se relacionam (Set/2017)

    Conheça os principais tipos de relacionamento entre grandes empresas e startups no Brasil identificados a partir da interação entre 408 grandes empresas e 3.176 startups do movimento 100 Open Startups entre julho de 2015 e julho de 2017. E mais, veja o resultado do mapeamento e análise das principais iniciativas de grandes empresas em programas de Corporate-Startup Engagement no Brasil. Veja também a reportagem da Folha de São Paulo sobre o lançamento deste estudo.

  • Capa do Ebook

    Estudo de Experiências Nacionais e Internacionais de Fomento à Inovação Aberta (Ago/2018)

    O projeto tem por objetivo a realização de estudos técnicos e pesquisas para subsidiar a elaboração de políticas e projetos relacionados ao desenvolvimento produtivo e a inovação, bem como para o desenvolvimento de ações para o fomento ao desenvolvimento tecnológico e regional. Estes estudos deverão auxiliar a ABDI na definição das diretrizes estratégicas a serem seguidas, em nível nacional e regional, e no desenho de uma agenda de fortalecimento da competitividade da indústria brasileira

  • Capa do Ebook

    Estudo da Jornada das Startups no Brasil (Set/2018)

    O projeto tem por objetivo a realização de estudos técnicos e pesquisas para subsidiar a elaboração de políticas e projetos relacionados ao desenvolvimento produtivo e a inovação, bem como para o desenvolvimento de ações para o fomento ao desenvolvimento tecnológico e regional. Estes estudos deverão auxiliar a ABDI na definição das diretrizes estratégicas a serem seguidas, em nível nacional e regional, e no desenho de uma agenda de fortalecimento da competitividade da indústria brasileira.