A robusta metodologia utilizada é fruto da construção pioneira que inseriu o tema Open Innovation no Brasil em 2008 e desde então estuda e aplica os mais avançados métodos de Open Innovation.
O resultado é uma base de dados dinâmica capaz de monitorar comportamentos e tendências da relação que tornou-se uma realidade: Grandes Empresas e Startups cocriando a inovação.
Boa leitura!
A mobilização de todo o ecossistema para o Ranking 100 Open Startups possibilita uma das mais ricas análises de dados da open innovation com startups que compilamos para você. Veja aqui o Panorama da Open Innovation 2016-2023 e a análise do Ranking das 100 empresas que mais fazem open innovation com startups no Brasil.
Acessar conteúdoA mobilização de todo o ecossistema para o Ranking 100 Open Startups possibilita uma das mais ricas análises de dados da open innovation com startups que compilamos para você. Veja aqui o Panorama da Open Innovation 2016-2022 e a análise do Ranking das 100 empresas que mais fazem open innovation com startups no Brasil.
Acessar conteúdoOs dados registrados para o Ranking 100 Open Startups 2021 geraram uma série de insights sobre a prática da open innovation com startups, que compartilhamos neste estudo.
Download eBook (1 MB)Veja a análise completa dos dados do Ranking das corporações mais abertas à inovação no Brasil, líderes em open innovation com startups
Download eBook (1.4 MB)E a análise do Ranking das 100 empresas que mais fazem open innovation com startups no Brasil
Download eBook (688 KB)Para formalizar as iniciativas âmbito da inovação aberta, a ArcelorMittal criou o Açolab, laboratório de inovação do aço. Com intuito de se aproximar das startups e explorar as soluções para construção civil, o Açolab promoveu a participação da empresa no maior evento de inovação aberta do Brasil, OiWeek SciBiz, que ocorreu em fevereiro 2019 na USP com diversas rodadas de negócio e painéis temáticos no evento. Assim, dentro desse evento, a ArcelorMittal em parceria com o CICS organizou o workshop intitulado Inovação e o Futuro da Construção Civil. Estiveram presentes os principais players do setor da construção civil com o objetivo de responderem as perguntas: quais os desafios de cada setor, para onde caminha a inovação de cada setor e, por fim, qual a visão do setor para 5 e 20 anos. Em decorrência da grande relevância dos temas abordados no workshop surgiu a ideia de registrar o momento neste ebook, uma iniciativa da Cátedra Construindo o Amanhã em parceria com o CICS | Poli USP.
Download eBook (5.95 MB)Neste estudo o 100 Open Startups identificou a partir de mais de 5.300 respostas da sua rede (executivos, aceleradoras, investidores, especialista e startups) quais são as tendências de inovação demandadas pelo mercado, as mais desenvolvidas por startups e as oportunidades a serem exploradas. Aproveite e assista também a reportagem do Jornal da Globo sobre este estudo com cases do 100 Open Startups.
Download eBook (1.6 MB)Conheça os principais tipos de relacionamento entre grandes empresas e startups no Brasil identificados a partir da interação entre 408 grandes empresas e 3.176 startups do movimento 100 Open Startups entre julho de 2015 e julho de 2017. E mais, veja o resultado do mapeamento e análise das principais iniciativas de grandes empresas em programas de Corporate-Startup Engagement no Brasil. Veja também a reportagem da Folha de São Paulo sobre o lançamento deste estudo.
Download eBook (1.6 MB)O projeto tem por objetivo a realização de estudos técnicos e pesquisas para subsidiar a elaboração de políticas e projetos relacionados ao desenvolvimento produtivo e a inovação, bem como para o desenvolvimento de ações para o fomento ao desenvolvimento tecnológico e regional. Estes estudos deverão auxiliar a ABDI na definição das diretrizes estratégicas a serem seguidas, em nível nacional e regional, e no desenho de uma agenda de fortalecimento da competitividade da indústria brasileira
Download eBook (3.5 MB)O projeto tem por objetivo a realização de estudos técnicos e pesquisas para subsidiar a elaboração de políticas e projetos relacionados ao desenvolvimento produtivo e a inovação, bem como para o desenvolvimento de ações para o fomento ao desenvolvimento tecnológico e regional. Estes estudos deverão auxiliar a ABDI na definição das diretrizes estratégicas a serem seguidas, em nível nacional e regional, e no desenho de uma agenda de fortalecimento da competitividade da indústria brasileira.
Download eBook (3.5 MB)