Em uma economia altamente globalizada, conhecer a identidade, a origem e o destino de matérias-primas e produtos é imprescindível para que haja domínio sobre a qualidade e a segurança, desde o processo de manufatura à comercialização de bens e produtos finais.
Além da gestão de qualidade, esse monitoramento é fundamental para a análise de ciclo de vida (ACV) de produtos, facilitando a escolha pela sustentabilidade, e para aplicação de conceitos da 4ª revolução industrial, que tem como premissas conectar mundialmente pessoas, máquinas e sistemas que permitem a fusão do meio físico ao digital.
Por isso, cada vez mais são utilizados mecanismos, sistemas e soluções para rastreabilidade e monitoramento de matérias-primas e produtos, que se iniciam no processo industrial e contemplam as operações logísticas de transporte e armazenamento.
Nesse cenário, se faz necessário o desenvolvimento de soluções de rastreabilidade específica ou permanente para produtos de alumínio, que poderiam trazer benefícios operacionais, logísticos, de combate ao roubo e informalidade e aumento da competividade do setor.
A Abal lança o desafio “Rastreabilidade de Produtos de Alumínio”, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para rastreabilidade de produtos específicos de alumínio como lingotes, tarugos, laminados, extrudados, fios, cabos e sucatas, a partir do enorme potencial das parcerias de Startups com grandes empresas.
Sobre a solução, será um diferencial:
» Ser aplicada a mais de um tipo de produto de alumínio alvo do desafio
Guia de Produtos Alvo do Desafio
» Garantir rastreabilidade permanente, mesmo que o produto passe por um processo de transformação, como refusão, laminação e extrusão
Saiba mais
» Atender as etapas de produção, transporte e comercialização de produtos de alumínio
A Abal procura Startups e Techs, de todos os estágios de desenvolvimento, que estejam empenhadas em desenvolver soluções inovadoras para o desafio proposto: rastreabilidade de produtos específicos de alumínio.
O que as Startups e Techs selecionadas ganham?
Você conhece o alumínio? O alumínio é:
Ciclo do alumínio:
Fundada em 1970, a Associação Brasileira do Alumínio – Abal é a porta-voz de um dos principais setores da economia brasileira e reúne empresas que representam 100% dos produtores de alumínio primário, além de empresas recicladoras e aquelas que transformam o metal nos produtos que fazem parte do nosso dia a dia. Nossa missão? Aumentar a competividade, força e solidez da indústria do alumínio no Brasil.
A indústria brasileira do alumínio é altamente estratégica para a economia nacional, afinal, gera receitas e empregos, atende a mercados importantes, com destaques para o de Embalagens, Transportes e Construção Civil, além de ser referência na exportação de bauxita e alumina, gerando divisas ao país.
O portal oficial da Abal conta com informações detalhadas sobre as empresas associadas, entidades internacionais e a indústria do alumínio. Acesse!
1. Qual é a data limite para inscrição?
Até 15 de abril de 2019.
2. Como é o processo de avaliação?
As Startups e Techs serão avaliadas em duas etapas:
3. E quanto à Propriedade Intelectual?
Por se tratar de um acordo sem compromissos atrelados, a PI permanecerá com a empresa desenvolvedora da solução. Em casos de cocriação ou codesenvolvimento, será discutida previamente a melhor forma de PI dependendo da participação de cada ator no desenvolvimento da solução.